Regulamento


NOTA OFICIAL 001/2011

 
    DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS
        DAS CATEGORIAS BASICAS DE FUTEBOL
PRE-MIRIM, MIRIM, INFANTIL E JUVENIL TEMPORADA 2011,
DENOMINADO                           “ COPA  SUDESTE  DE FUTEBOL
                                  
O departamento  de futebol da ASVALE, no uso de suas atribuições , e nos termos da decisão do conselho técnico competente , em reuniões realizadas nos meses de  abril  de 2011.
                                  
RESOLVE:
                                   Publicar com a presente nota oficial, as normas estabelecidas e aprovadas pelo Conselho Técnico, para disputa dos “CAMPEONATOS DAS CATEGORICAS BASICAS DE FUTEBOL  PRE MIRIM , MIRIM , INFANTIL E JUVENIL”” da presente temporada.


1 – DOS CLUBES INTEGRANTES :
Art. 1º - Participarão do Campeonato das Categorias Básicas de Futebol do corrente ano, as 15 (quinze) seguintes associações:

Centro de Desenvolvimento Esportivo Cultural Olímpico                   Carangola – MG
Assoc. Esportiva Pio XI E. Amador                                               Espera Feliz – MG
Alfabol Futebol Clube                                                                       Manhuaçu - MG
Varre Saí Futebol Clube                                                                       Varre Saí – RJ
Faria Lemos Futebol Clube                                                             Faria Lemos -MG
Santa Clara Futebol Clube                                                                 Manhuaçu - MG
Olympico Futebol Clube                                               Bom Jesus do Itabapuana -RJ
Unig                                                                                                      Itaperuna - RJ
Acerita/Sesi                                                                                          Itaperuna - RJ
Ordem e Progresso Futebol Clube                                       Bom Jesus do Norte - ES
Vila Nova Futebol Clube                                               Santa Bárbara do Leste – MG
Esporte Clube Operário                                                                  Raul Soares – MG
Laje Esporte Clube                                                                      Laje do Muriaé – RJ
Avai Futebol Clube                                                               São Pedro do Avai – MG
Palmeirinhas Futebol Clube                                                                       Guaçui – ES


 2 DO INICIO DO CAMPEONATO:
Art. 2º - Os Campeonatos terão inicio no dia 21 de Maio e término no mês de Agosto de 2011.


3 - FINALIDADES :
Art. 3º - A COPA SUDESTE DE FUTEBOL visa principalmente o incentivo da criança e do jovem ao estudo, ao lazer, a união das comunidades, bem como o intercâmbio de crianças e jovens da região do Vale do Carangola e Zona da Mata, além de, descobrir novos talentos para o futebol de campo do Estado e do Brasil. Para isto, alguns, aspectos importantes, deverão ser observados, por todos integrantes de cada equipe (Direção, Representante, Comissão Técnica e Jogadores) assim como os árbitros:

a)   Obediência ao regulamento;
b)   Educação nos atos, postura, comportamento e disciplina;
c)   Imparcialidade e cumprimento das regras do futebol;

4 – FORMA DE DISPUTA:
Art. 4º - Os Campeonatos das Categorias Básicas de Futebol, temporada 2011 , será disputado pelas 15 (Quinze) Equipes  associações inscritas em 5 ( cinco ) fases distintas , denominadas  Classificação ,Oitavas de Final, Quartas de Final ,  Semifinal  e Final.

5 – DA PRIMEIRA FASE :
 
Art. 5º - A Primeira Fase será disputada pelas 15 (quize) equipes divididas em três  chaves denominadas SUDESTE A, SUDESTE B e SUDESTE C , em TURNO E RETURNO, observando o mando de campo prescrito na tabela de jogos.

SUDESTE A – Composta pelas equipes:
C.D.E. Olímpico (PM-M-IN-JU) Assoc. Esportiva Pio XII (PM-M-IN), Escola de Futebol Faria Lemos (PM-M-IN-JU), Palmeirinhas F. Clube (M-IN e JU),  Varre Sai F. Clube (PM-M-IN-JU).

SUDESTE B – Composta pelas equipes:
Alfabol Futebol Clube (PM-M-IN-JU), Vila Nova F. Clube (PM-M-IN-JU), Avai Futebol Clube (M-JU), Santa Clara Futebol Clube (M-IN) e Esporte Clube Operario (M-IN- JU).

SUDESTE C – Composta pelas equipes:
Unig (M-IN), Aserita/Sesi (PM-M-IN-JU),  Olympico Futebol Clube  (PM-M-IN-JU), Ordem e Progresso Futebol Clube (PM-M-IN) e Laje Futebol Clube (PM-M-IN-JU) .

Art. 6º - Ao termino dos jogos da Primeira Fase, a classificação para a Fase oitavas de final, será da seguinte forma:


CATEGORIA PRE- MIRIM   
Classificam-se, os 3 primeiros colocados das chaves Sudeste A e Sudeste C + os 2 primeiros colocados da chaves Sudeste  B  


CATEGORIA MIRIM
Classificam-se os 4 primeiros colocados de cada chave.

CATEGORIA INFANTIL
Classificam-se os 4 primeiros colocados de cada chave.

CATEGORIA JUVENIL
Classificam-se, os 3 primeiros colocados das chaves Sudeste A e Sudeste C + os 2 primeiros colocados da chaves Sudeste  B  


6 – DA FASE OITAVAS DE FINAL
Art. 7º - A Fase – Oitavas de Final será disputada pelas associações classificadas na primeira fase nas categorias MIRIM E INFANTIL conforme art. 6º deste regulamento. As equipes serão dividas em 6 (seis) chaves denominadas      CHAVE D, CHAVE E, CHAVE F, CHAVE G, CHAVE H e CHAVE I, em jogo único, com vantagem do empate para as equipes melhor classificada na 1ª fase de classificação. Sendo as chaves  assim distribuídas:

CHAVE D –
MIRIM -    Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 1º chave A X 4º chave B, em jogo único.
INFANTIL - Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 1º chave A X 4º chave B, em jogo único.

CHAVE E
MIRIM -    Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 2º chave B X 3º chave C, em jogo único.
INFANTIL - Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 2º chave B X 3º chave C, em jogo único.

CHAVE F –
MIRIM -    Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 1º chave B X 4º chave C, em jogo único.
INFANTIL - Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 1º chave B X 4º chave C, em jogo único.

CHAVE G
MIRIM -    Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 2º chave C X 3º chave A, em jogo único.
INFANTIL - Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 2º chave C X 3º chave A, em jogo único.

CHAVE H –
MIRIM -    Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 1º chave C X 4º chave A, em jogo único.
INFANTIL - Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 1º chave C X 4º chave A, em jogo único.

CHAVE I
MIRIM -    Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 2º chave A X 3º chave B, em jogo único.
INFANTIL - Formada pelas equipes classificadas na primeira fase nas colocações 2º chave A X 3º chave B, em jogo único.



            Classificam para a fase quartas de final as equipes vencedoras das chaves D, E, F, G, H  e I, das Categorias MIRIM E INFANTIL e os classificados na 1ª fase nas Categorias PRE MIRIM e JUVENIL

7 – DA FASE QUARTAS DE  FINAL:
Art. 8º - A Fase Quartas de Final será disputada pelas associações classificadas na fase oitavas de final, em cada categoria,  dividas em quatro chaves denominadas CHAVE J, CHAVE L, CHAVE M e CHAVE N;.Em caso de empate o vencedor será conhecido através da disputa de penalidade máxima em numero de 5 cobranças; persistindo o empate cobrança alternadas até que se conheça o vencedor.

CHAVE J
PRE MIRIM - Formada pela equipe 1ª colocada chave A  X  3ª colocada chave C
MIRIM – Formada pela equipe vencedora da chave D X equipe vencedora da chave E
INFANTIL - Formada pela equipe vencedora da chave D X equipe vencedora da chave E
JUVENIL - Formada pela equipe 1ª colocada chave A X 3ª colocada chave C

CHAVE L -
PRE MIRIM - Formada pela equipe 1ª colocada chave B  X  3ª colocada chave A
MIRIM – Formada pela equipe vencedora da chave F X equipe vencedora da chave G
INFANTIL - Formada pela equipe vencedora da chave F X equipe vencedora da chave G
JUVENIL - Formada pela equipe 1ª colocada chave B  X  3ª colocada chave A

CHAVE M
PRE MIRIM - Formada pela equipe 1ª colocada chave C  X  2ª colocada chave B
MIRIM – Formada pela equipe vencedora da chave H X equipe vencedora da chave I
INFANTIL - Formada pela equipe vencedora da chave H X equipe vencedora da chave I
JUVENIL - Formada pela equipe 1ª colocada chave C  X  2ª colocada chave B

CHAVE N
PRE MIRIM - Formada pela equipe 2ª colocada chave A  X  2ª colocada chave C

JUVENIL - Formada pela equipe 2ª colocada chave A  X  2ª colocada chave C

Art. 9º - Classificam para a fase semi-finais as equipes vencedoras das chaves J, L, M  e N .
O vencedor da chave N categoria  MIIRM e INFANTIL será conhecido por sorteio (entre as equipes perdedoras das chaves J, L e M ), pela loteria federal (1º premio, unidade categoria MIRIM) e (2º premio, unidade categoria INFANTIL), na primeira quarta feira após o termino das QUARTAS de FINAL,  seguindo o seguinte critério.

Equipe perdedora chave J  = numeros 1, 2 e 3
Equipe perdedora chave L  = numeros 4, 5 e 6
Equipe perdedora chave M = números 7, 8 e 9

Caso o numero sorteado seja = 0o numero vencedor será o numero seguinte da dezena e assim por diante até que se conheça um vencedor.

Exemplo 1 = LOTERIA FEDERAL 1º PREMIO  - 43077  Nº sorteado 7
Exemplo 2 = LOTERIA FEDERAL 1º PREMIO  - 43070  Nº sorteado 7

Adendo: Se houver nas quartas de final nas  categorias MIRIM e INFANTIL  alguma equipe perdedora por WO, a mesma não participará do sorteio, ficando seu numero correspondente considerado nulo.
               

8 – DA FASE SEMI -FINAL:
Art. 10º - A Fase Semi–Final será disputada pelas 4 ( quatro ) associações classificadas na fase quartas de final, em cada categoria , dividias em duas chaves denominadas CHAVE O  e CHAVE P;   em jogo único , sem vantagem.
Formadas conforme tabela de jogos

Parágrafo Único:
Em caso de empate no tempo normal, serão cobradas 5(cinco) penalidades, para cada equipe para se conhecer o vencedor; mesmo assim persistindo o empate serão cobradas penalidades alternadas até que se conheça um vencedor.


9 – DA FASE  FINAL:
Art. 11 º - A Fase Final será disputada pelas associações vencedoras das CHAVES O e P da Semi-Final, jogando em condições de igualdade, sem vantagens, em um único jogo.

Art. 12º - Em caso de empate no tempo normal, serão cobradas 5(cinco) penalidades, para cada equipe para se conhecer o vencedor; mesmo assim persistindo o empate serão cobradas penalidades alternadas até que se conheça um vencedor.

Art. 13º - A associação vencedora da Fase Final será declarada CAMPEÃ da “COPA SUDESTE  DE FUTEBOL  “  Temporada 2011 .


Art. 14º - Os jogos das fases, Oitavas de Final, Quartas de Final, Semi-Final e Final, serão disputados em sedes distintas que serão determinadas posteriormente:
                 Os locais pré–determinados para os jogos das Oitavas de Final, Quartas de Final, Semi-Final e Final poderão ser invertidos ou alterados, se a comissão organizadora da COPA SUDESTE DE FUTEBOL assim julgar necessário, para o bom andamento do Campeonato.
    Os jogos da FINAL serão realizados em um só dia sendo a sede determinada posteriormente pela comissão organizadora DA COPA SUDESTE DE FUTEBOL.

10 – DA FORMA DE DESEMPATE AO TERMINO DA PRIMEIRA FASE:
Art. 15º - Ao término dos jogos previstos para a Primeira Fase, se 02 (duas) ou mais associações estiverem empatadas na soma de pontos ganhos, para apurar a classificação para a próxima fase, serão estabelecidos, pela ordem, até o desempate, os seguintes critérios:

A)   MAIOR NUMEROS DE VITORIAS;
B)   MAIOR SALDO DE GOLS;
C)   MAIOR NUMEROS DE GOLS CONQUISTADOS
D)   MENOR NUMEROS DE GOLS SOFRIDOS;
E)   GOL AVEREGE
F)   POR SORTEIO, EM LOCAL, DATA E HORARIO, DESIGNADOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DA “COPA SUDESTE DE FUTEBOL

11 – DA CONTAGEM DE PONTOS :
Art. 16º - Os campeonatos serão regidos pelo sistema de pontos ganhos, observando o seguinte critério:
a) Por vitória           -                         03 (três) pontos
b) Por empate        -                          01 (um) ponto
c) Por derrota         -                         00 (zero) ponto

Art. 17º - Quando por decisão da COMISSÃO DISCIPLINAR forem atribuídos pontos ganhos à qualquer associação que tenha perdido em uma competição ,  concedendo-se para todos os efeitos à Associação que obtiver ganho de causa o placar de  1  x  0  ( um a zero ) .

12 – DO JOGOS :
Art. 18º - Os jogos serão realizados nas datas estabelecidas na tabela de jogos, não sendo permitidas inversões de mando de campo, salvo por decisão da Comissão Disciplinar ou por determinação da comissão organizadora.

Art. 19º - A Associação que tiver o mando de campo deverá tomar as medidas de ordem administrativa e técnicas, indispensável à segurança do espetáculo e à normalidade da competição, para o bom andamento do campeonato.

13- DOS UNIFORMES:
Art. 20º - As associações só poderão usar nas competições os uniformes previstos em seus estatutos, e cadastro na ASVALE, ressalvando o disposto quanto ao uso de publicidade.
Parágrafo primeiro – os atletas serão identificados por numeração obrigatória. Parágrafo segundo - As associações deverão indicar o primeiro e o segundo uniforme de suas equipes até 72 (setenta de duas) horas antes da primeira partida da Associação, enviando fax ou contato telefônico, com a Comissão Organizadora do Campeonato.
Parágrafo terceiro – Em todas as partidas, salvo acordo entre as associações disputantes, usará o uniforme numero 01 (um) a Associação colocada à esquerda da tabela de jogos, por ter o mando de campo. Se houver necessidade de troca de uniforme, esta será efetivada pela Associação visitante.

OBS: aconselhamos as associações visitantes á entra em contato, via telefone, 72 (setenta e duas) horas antes da partida, com as equipes, que tem o mando de campo, para definirem os uniformes a serem usados, evitando assim atrasos no andamento, das partidas.

14 – DO HORARIO DE INICIO DOS JOGOS E DURAÇÃO DOS JOGOS:
Art. 21º - de acordo com o resolvido nos congressos técnicos, fica estipulado os seguintes horários, para inicio das partidas:
Jogos aos sábados, domingos e feriados pela manhã:
a)09:00 (nove  )                          horas             -     categoria Pre-Mirim
b)10:00 ( dez )                             horas             -     categoria Mirim
c)11:00 ( onze  )                          horas             -     categoria Infantil
d)12:15 ( Doze e quinze)            horas             -     categoria Juvenil
Jogos aos sábados e Domingo  e feriados pela tarde:
a)13:00 (treze)                               horas       -    categoria Juvenil
b)14:30 (quatorze e trinta)           horas       -    categoria  Infantil
c)15:40 (quinze e quarenta  )       horas       -     categoria  Mirim
d)16:40 (dezesseis e quarenta )  horas      -     categoria  Pre–Mirim

Art. 22º - os horários dos jogos e ou ordem das categorias, poderão ser mudados de comum acordo entre as Associações, tendo, que, as mudanças efetuadas serem comunicadas a COMISSÃO ORGANIZADORA e relatadas no boletim de ocorrências do jogo, com assinaturas dos representantes das Associações e o arbitro do jogo.

Art. 23º - nos confrontos em que serão disputados apenas 3 (três) categorias, poderá ser combinado entre as equipes o inicio dos jogos a partir do segundo horário determinado, tendo, que, as mudanças efetuadas serem comunicadas a COMISSÃO ORGANIZADORA e relatadas no boletim de ocorrências  do jogo , com a  assinatura dos representantes das Associações e o Arbitro do Jogo.

Art. 24º - Só haverá tolerância de 15 minutos no primeiro jogo, sendo, que, o intervalo para o inicio do 2º, 3º e 4º jogo, deverá ser de no máximo 5 (cinco) minutos  para que  haja o mínimo de  atraso nos horários dos jogos.
Obs.: aconselhamos as associações, que no intervalo de cada jogo, já se coloque os jogadores do próximo jogo, para assinar a sumula e fazer o aquecimento, devidamente uniformizados, para que não haja atrasos nos horários.

Parágrafo Único: Caso haja atrasos na chegada das delegações, aconselhamos os representantes a usarem sempre o bom senso aceitando a justificativa do atraso e procure da melhor forma possível realizar os jogos, lembrando sempre que estamos mexendo com crianças em formação de caráter e isto esta acima de qualquer resultado de jogo.

Art. 25º As  partidas terão a duração de :
a)Pré - Mirim              - 40min (quarenta minutos), divididos em dois tempos de 20min (vinte minutos) e intervalo de 10min (dez minutos).
b) Mirim                      - 50 min (cinqüenta minutos), divididos em dois tempos de 25 min (vinte e cinco minutos), e intervalo de 10m (dez minutos).
c) Infantil                   - 60 min (sessenta minutos), divididos em dois tempos de 30 mim  (trinta minutos) e intervalo de 10 min (dez minutos).
d) Juvenil                  - 70 min (setenta minutos), divididos em dois tempos de 35 min (trinta e cinco minutos) e intervalo de 10 min (dez minutos).

15– DAS CONDIÇÕES DE JOGO DOS  ATLETAS:

Art. 26º - da categoria Pré - Mirim: Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE , observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 2000 ou após.

Art. 27º - da categoria Mirim : Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE , observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1998 ou após 2001.

Art. 28º - da categoria Infantil : Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE , observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1996 ou após até 1999.

Art. 29º - da categoria juvenil : Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE , observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1994 ou após até 1997.

Adendo: Se caso houver duvida da idade de algum atleta o mesmo deverá apresentar documento de identidade, comprovando a data de nascimento. Caso não possua o documento deverá ser feita uma entrevista com o atleta, se assim quiser a equipe que tiver a duvida. 

Art. 30º - As Associações inscritas na COPA SUDESTE DE FUTEBOL são obrigadas a participar com no mínimo de 03 (três) categorias.

Adendo: Conforme combinado entre as equipes, fica aberta a exceção, para as Equipes:   Santa Clara Futebol Clube, Avai Futebol Clube, a participarem com apenas 2 (duas) categorias.

Art. 31º - Poderão participar da competição, as associações cadastradas na ASVALE e ou associações convidadas que tiverem suas inscrições aprovadas pela diretoria da ASVALE.

Art. 32º - Para que o Atleta tenha condição de jogo as Associações deverão inscrevê-lo na ASVALE, apresentando os seguintes documentos:
1)    xerox certidão de nascimento com registro mínimo de 04 anos ou xerox da carteira de identidade, exceto para a categoria juvenil que deverá ser xerox de documento de Identidade ( RG ) .
2) ficha de inscrição, devidamente preenchida, datilografada ou em letra de forma, contendo todas as informações nela solicitadas, bem como as assinaturas do Pai ou responsável legal, do Diretor ou Secretario do educandário, do Responsável pela Associação e do atleta.
3) 02 fotografias ¾ recentes.

Art. 33º - Só serão aceitas as inscrições de atletas que estejam estudando, com exceção dos atletas da categoria juvenil.

Art. 34º - O atleta deverá estar obrigatoriamente estudando. Como também, só poderá participar da competição, atletas em plena condição física e mental para a pratica do futebol de campo, não sendo de responsabilidade da comissão organizadora qualquer problema de saúde de qualquer atleta.


Art. 35º - O numero de inscrições de atletas por categoria ser-a ilimitado, até data estabelecida pela comissão Organizadora. (limite para inscrição até dia 27 de Julho de 2011).

Art. 36º - Após a data limite para inscrição de Atletas só será aceita inscrição de Atletas mediante pagamento de taxa no valor de R$ 20,00 (Vinte Reais) por atleta inscrito,sendo limitada estas inscrições até a data de 03 de Agosto de 2011.
Art. 37º - O atleta inscrito após o inicio da competição só terá condição de jogo após o 3º (terceiro) dia da data de entrada do seu pedido de inscrição na comissão organizadora.

16- DOS ATLETAS:
Art. 38º - A sumula será assinada pêlos atletas, dentro de campo de jogo, antes do inicio da partida, sob a fiscalização dos fiscais de mesa e a presença do Anotador. Em hipótese alguma, a sumula será assinada pêlos atletas nos vestiários.

Art. 39º - Ao assinar a sumula, o atleta apresentará ao Anotador e aos fiscais de mesa, a Carteirinha de Inscrição fornecida pela ASVALE, ficando inabilitado para a competição, o que deixar de cumprir esta exigência.

Art. 40º - Deverá ser observado pelo Anotador de fiscais de mesa, o ano de  validade das  carteirinhas. Caso esteja vencida; o atleta não terá condição de jogo.

Art. 41º - O atleta da categoria Juvenil só adquire condição de jogo se estiver inscrito na ASVALE, não sendo permitida apenas a apresentação do documento (RG) para jogar.

Art. 42º - O anotador recolherá no ato da assinatura da sumula, as carteiras de inscrição dos atletas devolvendo-os ao término do jogo, com exceção dos que contenham rasuras ou adulterações ou estejam vencidas, que deverá ser comunicado ao arbitro e aos fiscais de mesa a irregularidade, as quais serão anexadas a 1ª via da sumula de jogo, que será enviada a comissão organizadora para as devidas providencias. Constará ainda no relatório do arbitro (no verso da sumula), o nome completo do atleta, e o numero do documento apresentado.
Obs. - Cada Associação deverá por um fiscal de mesa, junto ao anotador para auxilio e conferência das carteirinhas de atletas.

Art. 43º - O atleta não poderá se inscrever em todo Campeonato por mais de 01 (uma) Associação. Caso aconteça o atleta será eliminado da competição, desde que não haja acordo entre as equipes envolvidas.

17 – DAS SUBSTITUIÇÕES:
Art. 44º - Cada associação poderá ter como suplentes (regra três) no máximo de 09 (nove) atletas, acompanhados pelo Técnico, Auxiliar Técnico, Massagista, Médico, Preparador Físico e o Representante da Associação, sendo obrigatório que conste o nome de todos os dirigentes em sumula.
Parágrafo único – a participação de atleta, nas diversas competições, é de exclusiva responsabilidade do responsável da Associação.

Art. 45º - Os atletas que estiverem como suplentes (regra três) só poderão assinar a sumula de jogo, quando for efetuada a substituição , sendo obrigatório a apresentação do documento de inscrição (carteirinha da ASVALE).. Com exceção da categoria Pre Mirim e Mirim, onde todos os atletas deverão assinar a sumula antes do inicio do jogo. As substituições deverão ser controladas pelo anotador e sempre com a apresentação da Carteirinha de inscrição.

Art. 46º - substituições da categoria Pré – Mirim, Cada Associação poderá substituir livremente seus atletas sem numero máximo de substituição e de forma rotativa; o jogador que for substituído, poderá voltar ao jogo, desde  que não tenha sido substituído pelo arbitro.

substituições da categoria  Mirim, Cada Associação poderá substituir livremente seus atletas sem numero máximo de substituição e de forma rotativa; o jogador que for substituído, poderá voltar ao jogo, desde  que não tenha sido expulso  do jogo pelo arbitro.


Art. 47 º - substituições das categorias Infantil e Juvenil, Cada Associação poderá substituir durante a competição em qualquer tempo de jogo no máximo de 09 (nove) atletas, sendo vetada a substituição de atleta expulso de campo, ou a volta de atleta já substituído.


18 – DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES:
Art. 48º – A cada cartão vermelho, o atleta estará automaticamente suspenso da próxima partida que sua associação venha a jogar efetivamente, independente de outras sanções que venha sofrer de conformidade com a gravidade do seu ato disciplinar.

 Art. 49º _ O cartão amarelo, não será acumulativo valendo apenas para o jogo em questão.

Art. 50º - Dirigentes que forem expulsos do banco de Reservas (Regra três) estarão sujeitos a sanções disciplinares, de conformidade com a gravidade dos seus atos disciplinares.
Parágrafo único – na categoria Pré – Mirim de 09 a 11 anos não haverá cartão Amarelo ou Vermelho sendo que o arbitro ordenará a substituição do atleta que cometer falta grave, não podendo retornar naquela  partida , mas poderá jogar a próxima partida de sua associação.

Art. 51º - O atleta que estiver cumprindo sanção disciplinar está impedido de assinar a sumula de jogo.

Art. 52º - A Associação que utilizar atleta que esteja cumprindo sanção disciplinar, e ou, utilizar atletas que não estejam regularmente inscritos na competição, perderá os pontos da partida. Alem das sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.

Art. 53º - A associação que utilizar atletas, fora do limite de idade, com adulteração de documentos ou troca de nomes,  estarão eliminadas da competição em todas as categorias, perdendo os pontos de todas as partidas da competição, sendo a associação multada no valor de R$200,00 (Duzentos reais), e sujeitas às sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.
Parágrafo único –Caso seja comprovado adulteração de documentos pelo atleta ou responsável legal, não tendo a equipe participação no ocorrido, apenas a categoria em que o atleta atuou será eliminada da competição, sendo o atleta eliminado por 2 anos das competições da ASVALE.

Art. 54 º - As Associações que cometerem as infrações previstas nos artigos 52º e 53º deste regulamento, sendo que no caso delas terem sido vencedoras ou empatadas as partidas em questão, terão os resultados revertidos para a associação que foi sua adversária, sendo que para efeito de contagem de  pontos ganhos ela será declarada perdedora pelo escore de 1 x 0 (um a zero) , não sendo computado o resultado para efeito de artilharia ,  porem caso ela tenha sido a perdedora do confronto , prevalecerá o resultado da partida , computando assim  o resultado para efeito de artilharia.

Art. 55º - Ocorrendo o caso de uma partida não se realizar por não comparecimento de uma das associações, ou de ambas, sem motivos que justifique o não comparecimento, o resultado será igual a maior diferença de gols obtidos nas partidas da fase em disputa na categoria, dentro da chave.a favor da associação que comparecer, ou também , contra ambas.
Parágrafo únicoAceita a justificativa a coordenação se haverá, ou não, nova data para a partida. Caso não haja justificativa que abone o não comparecimento no local de jogo a equipe que não comparecer e se beneficiar com o resultado do WO, e  levar vantagem  na classificação da fase, ou prejudicar outras  equipes  interessadas no resultado; além de perder os pontos da partida perderá 2 (dois) pontos na tabela de pontos em todas as categorias.

Art. 56º - A associação que não estiver no local da partida até quinze minutos (15min.) depois do horário estipulado para o inicio do jogo terá contra si o que perpetua o artigo 55º deste regulamento. (Neste caso também deverá ser observado o artigo 24º deste regulamento)

Art. 57 º - A partida só poderá ser iniciada com o mínimo de 07 (sete) em uma associação e, ou, em ambas.

Art. 58º - Após o inicio da partida a associação poderá completar o número máximo de 20 (vinte) atletas a qualquer momento da partida.
Parágrafo 1º-No caso de uma associação ficar com menos de 07 (sete) atletas, será utilizado, o que diz no artigo 55º deste regulamento.
Parágrafo 2º-No caso de ambas, ficar com menos de 07 (sete) atletas será utilizado, o que diz no artigo 55º deste regulamento.

Art. 59º - Ressalvadas as sanções de natureza regulamentar, aqui expressamente prevista, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida no CODIDO DISCIPLINAR da ASVALE.

19 – DO Adiamento , INTERRUPIÇÕES OU SUSPENÇÃO DA PARTIDA:
Art. 60º - Qualquer partida em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior.poderá ser adiada ou suspensa pelo arbitro designado, obedecendo as seguintes regras:
Parágrafo único - se a partida não estiver ultrapassado a metade do 2º tempo de jogo     (3 / 4 do tempo de jogo), deverá ser marcada pela coordenação do Campeonato outra partida em dia local combinado; Caso já tenha ultrapassado a metade do 2º tempo de jogo (3 / 4 do tempo de jogo ) será mantido o resultado da partida.

Art. 61º - Em caso de tumulto generalizado, caracterizado por agressões ou sua tentativa e ou, fatos que comprometam a segurança de atletas, dirigentes, da arbitragem ou autoridades ligadas à competição, a associação responsável pelas ocorrências perderá o mando de campo de 1 (um) jogo, os pontos da partida se no momento do conflito a estiver ganhando ou empatando. Em caso de reincidência poderá ser sumariamente eliminada da competição, de conformidade com a gravidade dos fatos.

Art. 62º - O responsável pela sede – prefeitura e/ou associação – será responsável pela segurança das pessoas presentes ao local das partidas.

Art. 63º - Antes de tomar a decisão, no que se diz respeito aos artigos 60º e 61º deste regulamento, o Árbitro deverá ouvir o Coordenador local que, usando o bom senso, tem poder para ordenar que o jogo seja ou não realizado, inclusive aguardar mais dos que os 15 minutos previsto no artigo 56º deste regulamento.

20 – DOS RECURSOS :
Art. 64 º - A associação que recorrer contra qualquer irregularidade, de qualquer outra, procederá como se segue:
1-    Recurso datilografado ou em letra de forma, ou enviado pelo e-mail copasudeste@yahoo.com.br que deverá ser entregue a comissão organizadora do campeonato ou seu representante legal, até 24 horas após o termino da partida ou no primeiro dia útil após a realização da mesma.
2-    Buscar provas, decorrente da irregularidade e enviar anexo ao recurso.

Art. 65º - Caberá a comissão organizadora, avaliar e até buscar, ou tentar provar a irregularidade em qualquer associação, desde que o reclamante assuma os gastos de condução e alimentação do representante da comissão organizadora.

Art. 66º - A inscrição e condição de jogo dada ao atleta, pela comissão organizadora não exime a associação, das punições previstas neste regulamento.

Art. 67º - Os participantes do Campeonato são considerados conhecedores deste regulamento, anexos e adendos, bem como as regras Esportivas vigentes.

Art. 68º - Por se tratar de uma competição não oficial, que tem por objetivo primordial o congraçamento das comunidades e o intercâmbio sadio entre os municípios, não, caberão recursos a órgãos oficiais, nem a justiça desportiva ou comum, sendo que todas as decisões serão tomadas pela comissão organizadora, que poderá nomear uma comissão disciplinar, à seu exclusivo critério, para auxiliar nos julgamentos das possíveis indisciplinas e, ou. Irregularidade cometida por atletas e, ou, dirigentes, cujas decisões serão finais e irrecorríveis. Qualquer associação disputante do campeonato que venha recorrer à justiça comum, por motivo ou em razão do presente Regulamento, será desligada do Campeonato mesmo durante sua realização.

Art. 69º - – Se ocorrer à hipótese de desligamento de qualquer Associação pelo motivo constante no artigo 68º deste regulamento, ficam sem nenhum efeito todos os resultados obtidos pela Associação punida.


21 – DAS AUTORIDADES:
Art. 70º - As Autoridades para as disputas previstas no regulamento serão designadas pela comissão organizadora.
São consideradas autoridades: Comissão organizadora, Comissão disciplinar, Representante das Associações, Árbitros, Auxiliares e anotador de Jogo.

22- DAS TAXAS:
Art. 71º - Serão cobradas das associações participantes do Campeonato taxa de inscrição no valor de R$ 120,00 (cem e vinte reais), por categoria participante.
Art. 72º - Serão cobradas taxa por carteiras de atletas emitidas no valor de R$ 2,50 ( Dois e Cinqüenta  Reais ) para cada carteira emitida.

Art. 73 º - AS TAXAS DEVERÃO SER PAGAS ANTES DO INICIO DA COMPETIÇÃO.

22 – DOS TROFEUS E TITULOS:
Art. 74º - Às Associações Campeãs e Vice – Campeãs dos Campeonatos das Categorias Básicas de Futebol Pre-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil, temporada de 2011 serão conferidos 1 (um) troféu e medalhas alusivos  à conquista, bem como troféu  chuteira de ouro, para  os artilheiros  da competição,  troféu Honra ao mérito para  os goleiros menos vazado e destaques da competição.


 23 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS:
Art. 75º - As bolas para os jogos deverão ser fornecidas pela associação mandante de campo, que, deverá ter no mínimo de 3 bolas em boas condições de jogo. A bola da Categoria Pre–Mirim deverá ser a de n.º4, podendo em comum acordo entre as associações jogar com a bola tamanho oficial.

Art. 76º - Nos jogos do campeonato, atletas inscritos nas categorias abaixo, poderão atuar nas categorias imediatamente acima, se assim julgar necessário o Representante de cada Associação, desde que cumprido o disposto no artigo 27º, 28º e 29º deste regulamento, e também o atleta não ter sido expulso no jogo do dia de sua categoria.
Observação: Nos jogos com horários invertidos onde as categorias maiores jogam primeiro que as menores.o atleta expulso na categoria maior não poderá atuar na sua categoria, com isso já estará o atleta cumprindo a suspensão automática.

Art. 77º - Fica na responsabilidade dos representantes das Associações mandantes de campo, a escalação dos Auxiliares de Árbitros (Bandeiras), devidamente inscritos na ASVALE, uniformizados e apresentando documento de identidade pessoal acompanhado da Carteira de registro da ASVALE, a não apresentação destes documentos acarretará no veto do mesmo para atuar na partida.
Parágrafo Único: Conforme combinado entre as equipes participantes, fica autorizado aos Auxiliares filiados a ligas, apitarem sem a apresentação da carteira da ASVALE, desde que apresentem sua carteira de arbitro filiado a liga juntamente com documento de Identidade (RG) .

Art. 78º - Caso aconteça da não apresentação de documentos e carteira de inscrição do arbitro e ou de 1 (um) dos assistentes ou o não comparecimento no campo de jogo, a partida deverá ser realizada com 2 (dois) árbitros apitando, sem bandeiras, mesmo que sejam árbitros da casa. Ficando a associação que não cumpriu com a escalação de seu arbitro, sem direito de vetar os árbitros que atuarão na partida, ficando as mesmas sujeitas a advertência pela Comissão Organizadora do campeonato.

Exemplo 1: A equipe visitante não apresentou o arbitro do jogo:
Solução: A partida deverá ser apitada pelos dois Auxiliares (bandeiras) apresentados pela equipe mandante ou por apenas um Auxiliar (bandeira). Não sendo permitido veto pela equipe visitante.

Exemplo 2: A equipe mandante do jogo não apresenta os 2 (dois) auxiliares (bandeiras) , ou apresenta  apenas um Auxiliar (bandeira).
Solução: A partida deverá ser apitada pelo Arbitro sem auxiliares, não sendo permitido dois árbitros no campo, sendo um de cada equipe.

Parágrafo único – Na falta de Árbitros e Assistente, a partida será adiada ficando a cargo conselho disciplinar a solução da anulação e ou validação da partida com perca de pontos ou não pela Associação infratora.

Art. 79º - Fica na responsabilidade dos representantes das Associações mandantes de campo, a escalação de um anotador para preenchimento da sumula de jogo e fiscalização dos documentos apresentados pêlos atletas.

ATENÇÃO DIRIGENTES:

Parágrafo único – a sumula de jogo, deverá ao termino de cada partida ser assinada pelo arbitro, anotador e representante das associações, juntamente com relatório do arbitro. Tendo o mandante de campo a responsabilidade de enviar no 1º dia útil após os jogos as sumulas de jogo para a organização pelo E-mail copasudeste@yahoo.com.br, para que seja emitido o boletim da rodada em seguida. A via original da súmula deverá ser enviada logo a seguir pelo correio, ou qualquer outro meio de transporte, para o endereço abaixo relacionado. O não cumprimento desta norma acarretará em punição para a equipe infratora, com perda de 1 (um) ponto na tabela de classificação.


DEPARTAMENTO DE FUTEBOL -  ASVALE  -
 COPA SUDESTE DE FUTEBOL
RUA MARECHAL DEODORO, 371, C/2 – CENTRO –
CARANGOLA – MG  -  CEP  36.800.000
Telefone para contato 32. 3741-3115 /  – 32.9921.6084



Art. 80º - Os boletins com resultados dos jogos estarão a disposição no  site da ASVALE   www.asvale.blogspot.com                                          

Art. 81º - As sumula e relatórios de jogos serão fornecidos pela Comissão Organizadora do Campeonato, as mesmas poderão ser retiradas no site da ASVALE.

Art. 82º - As interpretações e os casos omissos, neste regulamento, serão resolvidos pela Comissão organizadora, respeitando as leis e regulamentos que regem a modalidade de futebol.

Anote-se, Afixe-se e Cumpra-se,


Carangola, 05 de Maio de 2011




A comissão organizadora

                          
                                CARLOS EDUARDO PINHEIRO CHAIBEN             
                                                   Presidente